SANTA CASA DE GUARIBA GARANTE ABASTECIMENTO DE OXIGÊNIO COM USINA PRÓPRIA

Fevereiro 2021

Neste momento delicado, em que tomamos conhecimento da falta de oxigênio em hospitais por todo o país, muitas pessoas perguntam por que a Santa Casa de Guariba não sofre com esse problema. A resposta envolve o trabalho responsável e visionário de gestões eficientes na condução do hospital Francisco Carneiro D’Albuquerque.
“O primeiro a pensar preventivamente nessa questão foi o Sr. Fernando Baldan, Provedor na época, que trouxe e implantou a usina de oxigênio no hospital. Foi essencial e temos que ter essa gratidão”, pontua o Provedor Raul Bauab Junior.
Por um longo tempo, a iniciativa de muitos anos atrás atendeu à demanda. Com o passar dos anos, o fluxo de atendimentos aumentou, as estratégias de saúde se alteraram, impactando e exigindo adequação da estrutura.
Há cinco anos atrás, a rede de oxigênio atendia a apenas 20% da necessidade e não chegava a todas as unidades internas. A preocupação do Provedor Raul Bauab Junior o fez ampliar a rede de gases medicinais – oxigênio e ar comprimido – do hospital, fazendo chegar a todos os quartos e todas as alas.
“Ele foi previdente. É como se tivesse preparado a Santa Casa para este momento que chegou com o novo Coronavírus”, diz uma funcionária do hospital.
Nas mãos de Junior Bauab, o trabalho de reestruturação contou com a renovação e ampliação da usina de gás medicinal que produz 1,4 litros de oxigênio por segundo, atendendo 100% da necessidade do hospital, com margem de segurança! A usina recebe manutenção preventiva diária, do Supervisor da Equipe de Manutenção da Santa Casa, Sr. Eduardo de Araújo; e manutenção periódica por empresa especializada.
Hoje, a Santa Casa de Guariba tem a tranquilidade de que não faltará oxigênio para os pacientes tratados aqui. Além disso, se necessário, temos o suporte de torpedos de ar medicinal e comprimido. Autonomia de oxigênio, garantindo segurança, qualidade e saúde para a população de Guariba.